Compartilhar share

Mais um município recebe orientações da Amurel sobre movimento econômico

Publicado em 30/05/2021 às 17:37 - Atualizado em 30/05/2021 às 17:37

Da esquerda para a direita, Celso, Neri, Everson e Júnio
Créditos: Amurel/Divulgação Baixar Imagem

O diretor executivo da Amurel Celso Heidemann e o coordenador administrativo da entidade Everson Guimarães visitaram o prefeito de Rio Fortuna Neri Vandresen nesta sexta-feira (28) para repassar informações sobre movimento econômico do município. Também estava presente o secretário de administração Júnior Schmitz.

Visitas com este propósito estão sendo feitas aos prefeitos dos municípios associados desde março pelo diretor executivo e pelo coordenador administrativo, que também é especialista em movimento econômico. Estão sendo entregues em mãos relatórios detalhados do movimento econômico e dadas explicações sobre os mais diferentes aspectos do movimento econômico de cada município e também da região. A pasta de documentos deixada a cada prefeito, boa parte deles de acesso restrito devido ao sigilo fiscal, relata informações sobre a participação dos municípios no produto de arrecadação do ICMS ano base 2019, que reflete no exercício 2021, contendo orientações básicas sobre o movimento econômico, as etapas, resumo das atividades de apoio desenvolvidas pela Amurel e demais relatórios complementares para acompanhamento dos municípios. A maioria dos prefeitos já foi visitada.

A Amurel mantém uma assessoria constante de acompanhamento do movimento econômico dos municípios, no intuito de evitar que os mesmos percam recursos que originalmente são seus, e ao mesmo tempo buscando incrementar a arrecadação própria e corrigir possíveis erros tributários que resultem em perdas de recursos.

É importante ressaltar que à Amurel e ao município cabem apenas acompanhar o retorno da parcela de ICMS que é devolvida pelo Estado ao município. A fiscalização do tributo ICMS é de competência exclusiva do Estado.