Tubarão assume a presidência do COSEMS/SC

Publicado em 15/03/2021 às 10:27 - Atualizado em 15/03/2021 às 10:27

Um representante da Associação de Municípios da Região de Laguna (AMUREL) é o novo presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina (COSEMS/SC). O diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde de Tubarão, Daisson José Trevisol, foi eleito para o período de 2021 a 2023. Em eleição virtual, a chapa única foi eleita por aclamação pelos secretários municipais.

A assembleia foi coordenada pelo presidente Manuel Del Olmo, que permanece no cargo até o dia 31 de março. A partir de 1º de abril, o COSEMS/SC passará a ser presidido por Daisson, farmacêutico-bioquímico com doutorado em Ciências da Saúde.
O presidente eleito agradeceu o apoio de todas as regiões e destacou que a nova diretoria eleita mantém o princípio da representatividade regional. Daisson afirmou que o grande desafio na Saúde é o enfrentamento da pandemia, pela falta padronização de ações no âmbito nacional e estadual. E as ações locais, da forma como está a pandemia, também não são tão efetivas. “O que precisamos é de união dos municípios e Estado para fazer com que as ações sejam mais efetivas e protejam a população”, disse.

“Havia mais de um ano que vínhamos conversando para buscar o consenso e formarmos uma diretoria com o propósito de lutar pelos problemas de todos. Sabemos que cada município tem suas características e questões específicas. Quem está no Oeste reclama da distância e da dificuldade para ter acesso a cirurgias, consultas e até contratação de profissionais. No Litoral tem a grande demanda para atendimento, pois vêm pacientes de todas as regiões. Vamos buscar o equilíbrio dessas situações e lutar por todas as regiões”, explicou o novo presidente.
A partir de abril, a proposta da nova diretoria do COSMES/SC é ampliar o diálogo e estreitar os laços com a Federação Catarinense de Municípios (FECAM), Governo do Estado e parlamentares catarinenses na luta por mais recursos e investimentos no Sistema de Saúde de Santa Catarina.

Gestão 2021/2023
Diretoria Executiva
- Presidente: Daisson José Trevisol (Tubarão)
- 1ª Vice-presidente: Sinara Regina Simioni (São José)
- 2º Vice-presidente: Edson Luiz Medeiros (Fraiburgo)
- Secretário – Mauro Cesar Barella (São João do Oeste)
- Secretária-adjunta: Ligia Hoepfner (Pomerode)
- Tesoureiro: Simão Hasckel (Dona Emma)
- Tesoureiro-adjunto: Rosinei de Souza Horácio (Palhoça)

Conselho Fiscal - Titulares
- Alexandre Schenatto (Riqueza)
- Kamille Sartori Beal (Capinzal)
- Flávio Joel Zolet (Seara)
- Juliana Rodrigues de Brito Wust (Luiz Alves)
- Elixsandra da Silva Mota (Meleiro)

Conselho Fiscal – Suplentes
- Elisangela da Silva (Coronel Freitas)
- Rogério Acácio Mascarello (Novo Horizonte)
- Tatiana Berns Corrêa (Correia Pinto)
- Kátia Oliskowski (Canoinhas)
- Alan Felippe (Vargeão)