Reunião virtual trata do “açaí da AMUREL”

Publicado em 05/03/2021 às 14:38 - Atualizado em 05/03/2021 às 14:38

Uma reunião virtual tratou do projeto de desenvolvimento da extração do fruto da palmeira nativa juçara, similar ao açaí e originário da Mata Atlântica. A videoconferência reuniu o prefeito de Santa Rosa de Lima, Salésio Wiemes; o diretor de Meio Ambiente da Engie, José Magri; e o diretor-executivo da Amurel, Celso Heidemann.
O projeto visa estruturar o ciclo de produção de mudas e mobilizar os produtores rurais da região e incentivando a comunidade a inserir o alimento nas refeições diárias. Os dados científicos demonstram que a polpa desta planta tem teores de lipídios, proteínas, vitaminas, ferro, potássio e zinco superiores aos do açaí amazônico, fruto do açaizeiro.
No projeto, que tem a AMUREL como interveniente, os produtores colhem os frutos, fazem as despolpa, comercializam os produtos nas propriedades de hospedagem rural e nas associações agroecológicas da região. As sementes são separadas e coletadas pela prefeitura, que as transporta ao horto da Engie, em Capivari de Baixo, para produção de novas mudas.
Estas novas mudas são distribuídas, também pela prefeitura para famílias da encosta da serra fazerem o plantio em suas propriedades. Neste ciclo colaborativo, se estima que em cinco anos teremos a maior produção de “açaí da AMUREL", com elevado teor nutritivo e possibilidade de se tornar a principal fonte de renda das propriedades da agricultura familiar regional.
A AMUREL busca a regularização ambiental para colheita e manejo da planta e um debate amplo para, inclusive, inserir o alimento na merenda escolar e centros de abrigos de idosos.

Nome Científico: Euterpe edulis
Sinonímia: Euterpe globosa, Euterpe equsquizae
Nomes Populares: Palmito-jussara, Açaí-do-sul, Ensarova, Içara, Iiçara, Inçara, Iuçara, Jaçara, Jiçara, Juçara, Jussara, Palmeira-juçara, Palmeira-jussara, Palmeiro-doce, Palmiteira, Palmiteiro-doce, Palmito, Palmito-branco, Palmito-da-mata, Palmito-doce, Palmito-juçara, Palmito-vermelho, Ripa, Ripeira
Família: Arecaceae
Categoria: Palmeiras
Clima: Oceânico, Subtropical, Tropical
Origem: América do Sul, Argentina, Brasil, Paraguai
Altura: 4.7 a 6.0 metros, 6.0 a 9.0 metros, 9.0 a 12 metros, acima de 12 metros
Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene