Compartilhar share

Mais três nascentes recebem visita do Comitê da Bacia

Publicado em 31/03/2021 às 09:26 - Atualizado em 31/03/2021 às 09:26

Nascente em São Martinho, umas das três visitas pelo Comitê Baixar Imagem

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão e Complexo Lagunar, através da Câmara Técnica de Nascentes, Lagos, Lagoas, APP's e PCHs, visitou no dia 20 de março mais três nascentes protegidas pelo Comitê, em três municípios de um total de 22 que compreendem a Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão e Complexo Lagunar. As três nascentes ficam nos municípios de Gravatal (comunidade de São Roque), Armazém (comunidade de Macacos) e em São Martinho (na comunidade de São Luiz). As nascentes integram o projeto de proteção e recuperação de nascentes executado pelo Comitê e parceiros desde 2009, e que contempla outras 55 nascentes na Bacia Hidrográfica. As visitas foram feitas pelo secretário executivo do Comitê e coordenador da Câmara Técnica, Patrício Fileti, funcionário cedido pela AMUREL para as atividades do Comitê e que também representa a Associação na entidade.

O objetivo destas e das demais visitas que continuarão a ser feitas é verificar as condições em que se encontram os equipamentos protetivos implantados, como o cercamento (moirões e arame), a placa de identificação do local, o volume de água da nascente e o estágio vegetativo em que se encontram as mudas nativas e nativas frutíferas plantadas no lugar. Logo após é montado um diagnóstico de como é possível melhorar a execuções dos próximos projetos de proteção.

As visitas são feitas graças a recursos que o Comitê recebe das seguintes entidades parceiras: AMUREL, Siecesc, PCHs, Engie e Acit.

-

Assessoria de Comunicação da Amurel