Colegiado de Cultura e Turismo escolhe nova coordenação em reunião virtual que marcou a retomada das atividades

Publicado em 02/03/2021 às 15:46 - Atualizado em 02/03/2021 às 15:46

Representantes das áreas de Cultura e Turismo dos municípios associados da Amurel se reuniram de forma virtual na manhã desta terça-feira (02) para retomar as atividades do grupo, interrompidas no final do ano passado.

O primeiro tema da pauta da reunião, após a apresentação individual dos participantes, foi a escolha da coordenação do colegiado para o período de 12 meses. A representante do Turismo no colegiado, Paula da Rocha Vieira, de Imbituba, foi reconduzida à frente do grupo. A diretora de Cultura do município de Imbituba Alessandra Aparecida dos Santos foi escolhida a coordenadora para os assuntos de Cultura. Ela substitui Gláucia Maindra, também de Imbituba, que permanece no grupo como participante e ligada à área de biblioteca. Mirelly Arent, gestora de Turismo de Gravatal foi escolhida a primeira-secretária e Caroline dos Reis Ribeiro Maciel, a segunda-secretária.

O grupo definiu que se reunirá em todas as primeiras terças-feiras de cada mês e, se a situação pandêmica permitir de forma presencial, de forma intercala: um mês nas dependências da Amurel, noutro mês num município a ser definido na reunião anterior. Criará grupos de trabalhos de forma a otimizar o conhecimento individual de cada membro e dividir as tarefas que precisam ser executadas de maneira a não sobrecarregar apenas os integrantes da coordenação.   

Os gestores das pastas também discutiram sobre a necessidade de os municípios se apressarem para conseguirem se inserir/manter os municípios no Mapa do Turismo Brasileiro, revisar a situação dos 18 municípios quanto aos CPFs (Conselhos, Planos e Fundos) e de criar (ou ativar) os Conselhos Municipais de Turismo, Planos Municipais de Turismo e Fundos Municipais de Turismo. O grupo também decidiu que vai criar um termo de compromisso, com o qual pretende demonstrar aos prefeitos a importância da participação efetiva dos gestores designados para responder pelas duas pastas.

Outro tema foi o prosseguimento de pautas do ano passado interrompidas com a chegada da pandemia, como a realização de um seminário de turismo e cultura, a necessidade de reunir-se com empresários para tratar do diagnóstico regional do turismo e do Plano Regional de Desenvolvimento do Turismo do Caminho Serra-Mar, de um festival gastronômico regional.

A regularização de documentação da Instância de Governança Encantos do Sul também foi tema de discussão do Colegiado. A próxima reunião está marcada para dia 13 de abril.

 -

Assessoria de Comunicação da Amurel

 


Galeria Multimídia

{{grupo.nome}}
  • {{grupo.items.length - 12}}
    {{item.codGaleriaMultimidiaItem}}
Fechar