Compartilhe

Contrato do Plano de Desenvolvimento Territorial do Turismo da Região Serra & Mar será assinado nesta quinta-feira (07)

Publicado em 05/11/2019 às 16:58 - Atualizado em 05/11/2019 às 16:58

Ponte Anita Garibaldi
Créditos: Floripa Drone Baixar Imagem

O Plano de Desenvolvimento Territorial do Turismo da Região Serra & Mar começa a se tornar realidade nesta quinta-feira (7), às 11h, quando será assinado o contrato entre o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Amurel (CIM/Amurel) e a empresa Interface Hospitalidade Sustentável, vencedora do pregão realizado no dia 25 de outubro.

Antigo anseio dos municípios da região, o plano será custeado por um convênio do CIM/Amurel com o Ministério do Turismo, no valor de R$ 370 mil. O Plano é uma das demandas elencadas pelo Colegiado de Gestores de Turismo e Cultura da Amurel, que se reúne regulamente para discutir assuntos afeitos a estas duas áreas. O turismo é um dos cinco eixos escolhidos pelo grupo que compôs o Projeto Líder Sebrae/Amurel, desenvolvido entre 2017 e 2019.

"É importante destacar que o termo de referência foi elaborado em conjunto com diversos atores, destaco que a  Universidade (Unisul) teve papel fundamental em formatar o termo de referência,  em conjunto com  a assessoria de convênios da Amurel. O Jornalista Iberê Aguiar, que naquele momento era assessor do Ministro Lummertz, também contribuiu de forma definitiva a convencer o ministro da liberação do Recurso.  Além do envolvimento de todos os Prefeitos,  tivemos ainda a participação  do Ex-deputado federal Edinho Bez  de oliveira, também usou de seu conhecimento da burocracia de Brasília para ajudar no processo, explicou o  diretor executivo da Amurel, Celso Heidemann.

Vencido a fase de convênio, passou-se para elaboração do edital de licitação. Destoco aí novamente o trabalho voluntário da turismóloga de São Martinho, Gravatal e Braço do Norte, bem como da equipe de licitação dos Municípios de Tubarão e Santa Rosa de Lima, que organizaram o processo, dando ampla publicidade. Divulgado no Diário Oficial dos Municípios e no Diário Oficial da União, além das notificações feitas às universidades da região da Amurel, foi ainda divulgado nos veículos de comunicação.  A empresa vencedora foi a única a conseguir habilitar-se, diante das exigências de capacidade técnica necessárias para um estudo tão específico. "Cabe agora o envolvimento do colegiado de turismo da amurel, além dos atores locais de cada Município, para que nosso plano seja o mais abrangente e completo possível, destacou Celso.

O CIM/Amurel tem como finalidade promover o desenvolvimento humano, social, cultural e econômico da Amurel, de maneira articulada e em regime de cooperação entre os municípios consorciados e com outras entidades públicas, privadas e da sociedade civil, nacionais e estrangeiras. Esta será a primeira ação efetiva do CIM/Amurel.


Rua Rio Branco, 67, Vila Moema, Tubarão - SC
CEP: 88705-160